segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Ética e Cultura Organizacional


Nos encontramos hoje em uma época em que os líderes não são somente formadores de opinião de uma organização ou tomadores de decisão, e por isso não devem mandar e desmandar atrás de sua mesa. Por conta da competitividade que o mercado em que estamos inseridos, os líderes devem possuir diferenciais para se destacar e assim vencer seus concorrentes.

No mundo em que vivemos, onde há constante mudança, a ética e a transparência são exigidos a todo o momento, organizações necessitam de equipes que estejam comprometidas com seu trabalho e principalmente com os princípios da organização em que trabalham, assim poderão ser guerreiros sempre a favor dela. Mas o que é ética e porque ela é importante dentro das organizações?

Como parte da filosofia, a ética pode ser entendida como o estudo das avaliações do ser humano em relação às suas condutas ou às dos outros, sendo essas avaliações feitas sob a visão do bem e do mal; sendo assim o comportamento ético de uma empresa é esperado ou exigido pelos públicos que ela possui, isto é, o comportamento ético de uma empresa é definido pela maneira com que esta realiza suas atividades perante todos; ela só passará a ser considerada ética se suas atitudes mostrar tal característica. Deste modo, podemos dizer que se a ética estiverem enraizados na cultura da empresa, todos os seus atos serão nela baseados, e assim poderá ser considerada uma empresa ética e por conseqüência transparente para com seus públicos.  

Os líderes de hoje possuem a tarefa de influenciar as pessoas e obter o melhor que elas conseguem fazer. Esse melhor desempenho está ligado ao fato de como a cultura organizacional é apresentada a ele e como ela será cobrada, fazendo com que suas ações sejam pensadas sob essa visão da empresa.

Há uma ligação entre a cultura e a liderança de uma organização, uma vez que características e qualidades da cultura organizacional são pensadas pelos líderes e eles procuram aumentar o grau de conscientização dos funcionários a respeito dela, a partir do momento em que uma organização espera certos comportamentos e atitudes de seus funcionários, ela precisa disseminar modelos a serem entendidos e copiados por seus colaboradores e também fornecer as ferramentas para que isso aconteça. Sendo assim, podemos dizer que os lideres são peças fundamentais para a disseminação e multiplicação da cultura em uma organização, já que é por meio de suas atitudes que ele consegue mostrá-la. Mas possuir líderes em uma organização é o suficiente para garantir a disseminação da cultura na empresa?

Daniella B. Miguel

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