domingo, 11 de setembro de 2011

Cultura Organizacional nas organizações nacionais


Cultura organizacional, de uma maneira bem simples, é a forma como a organização lida com questões humanas, éticas, hierárquicas, técnicas, e como essa postura afeta o relacionamento com seus públicos de interesse.

Hoje abordaremos como as organizações brasileiras vem construindo sua cultura de forma a garantir um bom relacionamento com todos os públicos de interesse, e principalmente, como o relacionamento é cultivado para que o clima organizacional também seja agradável, causando impacto direto e indireto nos resultados da organização. 

Quando pesquisamos sobre o assunto, encontramos uma gama de variáveis nas organizações nacionais e a escritora Sandra Regina da Luz Inácio destacou alguns pontos importantes que aparecem em quase todas as organizações, são eles: concentração de poder - relação entre líderes e organização; postura do espectador - relação entre liderados e organização; personalismo - relação entre líderes e colaboradores e evitar conflito - relação entre liderados e colaboradores. 

Nesse relacionamento entre organização e colaboradores, no caso nacional, prevalecem traços da nossa cultura que colaboram para o equilíbrio do relacionamento. Para que a essência de nossa nação esteja viva nas organizações com a dinâmica global, existe uma flexibilidade que nos difere de todos os modelos de cultura existentes em outros países, aqui toda cultura, tem um pouquinho do “jeitinho brasileiro”.

Carolina Viegas

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