domingo, 14 de agosto de 2011

Gerações na Cultura Organizacional


Entender as características e o comportamento das diferentes gerações é essencial na gestão que procura olhar não somente a parte, mas o todo. É esse o desafio da geração que vem ganhando espaço no mercado de trabalho e que desempenha papéis essenciais para a evolução da cultura organizacional.

Conhecida como geração da internet ou geração do milênio, a geração Y é formada por pessoas jovens, dinâmicas, exigentes, ligadas a novas tecnologias, mídia e que são preocupadas com o meio ambiente. Multitarefa, a geração Y tenta conciliar lazer e trabalho e vem assumindo trabalhos de destaques nas organizações. Por assumir cargos de suma importância, tem como objetivo valorizar as competências das gerações, cultivando o relacionamento entre todos os colaboradores.

Prezar pela diversidade dentro das empresas deve ser um trabalho contínuo que facilita em manter a sustentabilidade nos negócios. Avaliar as melhores competências de cada funcionário é uma forma de despertar o conhecimento das gerações, aprimorando a arte de ouvir e respeitar as diferenças alheias.

Nesse cenário, diversas características e valores das gerações Baby Boomer, X, Y são vistos como componentes favoráveis para a harmonia e para o equilíbrio da cultura organizacional. A comunicação passa a ser mais eficiente, de forma fluida e prazerosa, trazendo melhores resultados para a organização. 





Maria Carolina Nogueira

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