domingo, 18 de setembro de 2011

Memória Empresarial – Valorizando a cultura da organização


Memória Empresarial é resgatar o passado da organização. Sua importância é preservar o histórico de seus colaboradores e clientes para fortalecer os princípios organizacionais da empresa. Segundo o diretor e professor da Aberje Paulo Nassar, “A memória empresarial hoje é importante por que ela trabalha um mundo da subjetividade das pessoas da organização”.

Ressaltar a história e a cultura da organização nada mais é do que mostrar ao público envolvido todo o trajeto percorrido desde sua fundação até os dias atuais. É valorizar por meio de ações estratégicas esse público que fez parte do crescimento da empresa, e demonstrar que a imagem positiva e a boa reputação, se devem a cada um que contribuiu para obter esse resultado.

As ações estratégicas, normalmente planejadas por um profissional de Relações Públicas, podem ser elaboradas de diversas maneiras, destacando os pontos principais que marcaram a trajetória da empresa e consequentemente registrar sua cultura organizacional, por meio da sua identidade e dos seus princípios. Livros comemorativos com depoimentos e fotos dos gestores e colaboradores, painel com embalagens antigas dos produtos, portfólio e vídeo das campanhas publicitárias são alguns exemplos de memória empresarial que as empresas promovem para mostrar as mudanças ocorridas, entender a estrutura da organização e também reforçar seu valor significativo.

Para entender melhor como pode ser planejada e executada a memória empresarial, assista ao vídeo que resgata o passado de três grandes organizações: Nestlé, Unilever e Embraer.


Taimara Moraes

Nenhum comentário:

Postar um comentário