segunda-feira, 9 de maio de 2011

Prós e Contras da Cultura Organizacional

A cultural organizacional deve existir para que os objetivos e metas da organização sejam alcançados. Uma de suas funções é fortalecer a identidade da organização, agindo como um mecanismo que faz com que seus colaboradores ajam de maneira similar e adequada dentro do ambiente de trabalho , distinguindo assim uma organização de outra. Ela é criada por estórias e mitos, que ganham força e significado no dia a dia da empresa. A cultura organizacional ajuda na compreensão, além dedar significado para as atividades feitas e propostas ao colaborador, criando assim a autoconfiabilidade da organização.

Um dos problemas da cultura organizacional está na dificuldade de adaptação. Muitas vezes uma empresa necessita de uma mudança, e por ter uma cultura muito forte, não consegue aceitar novas propostas. Outro lado negativo é a existência de subculturas dentro da organização, que gera conflitos dentro da própria organização, fazendo com que estes pequenos grupos "seguidores" de tal cultura, se distanciem da empresa. 

Um caso que podemos citar de subcultura,  é quando um grupo de colaboradores, por menor que seja, não estão acostumados a lidar com tecnologia quando a organização  resolve "se modernizar", colocando aparelhos de tecnologia avançada no ambiente de trabalho. Mesmo após a de treinamentos, muitos funcionários ainda não conseguem se adaptar ao novo ambiente e as máquinas.
 
O que podemos concluir é que a cultura organizacional é um elemento chave para o andamento de uma empresa,  onde  os princípios, valores e tradições são aplicados. Temos o compromisso de transmiti-los de forma clara aos  colaboradores, para que esses possam colaborar nas soluções dos problemas ao invés de criarem um outros.
 
Juliana Abrão

Nenhum comentário:

Postar um comentário