quarta-feira, 25 de maio de 2011

Fusão de Culturas

O que acontece quando uma organização se une a outra? Como ficará a cultura dessa nova organização que está nascendo?! Essas podem ser perguntas não tão frequentes aos colaboradores das organizações até que ocorre uma fusão de organizações.
Em muitos casos quando a comunicação não é bem trabalhada e bem elaborada, de forma que o colaborador entenda o que está acontecendo, podem ocorrer perda de negócios e as culturas tão distintas podem por sua vez ser tornarem um obstáculo na hora de implementar mudanças.

Por isso é preciso que a equipe de comunicação de ambas as empresas se empenhem, para que de maneira clara, fácil e didática os colaboradores comecem a perceber que a cultura que agora prevalece tem mudanças, adaptações e em alguns casos pode nascer uma nova cultura aproveitando o melhor de cada cultura. Além disso é necessário um planejamento, para não haver perda de talentos nem de valores sólidos.
No momento da fusão a organização deve se preocupar não só com o publico interno, mas também com os outros públicos de interesse da empresa, para que sua credibilidade principalmente junto aos colaboradores e clientes não seja abalada.
No entanto, não existe uma formula exata para tal, planejar a cultura de uma nova organização que nasceu de duas, depende do caso, existem históricos nos quais a cultura mais forte prevalece, outras uma nova é criada. Para decidir o que é melhor para a organização é preciso levar em consideração os objetivos estratégicos e interesses dos acionistas.
O trabalho exige uma avaliação cautelosa da equipe de comunicação que vai entender, dentro do processo todo, um planejamento para estruturar o processo de cultura, pensando sempre em como todos vão se familiarizar e integrar.


Carolina Viegas

Nenhum comentário:

Postar um comentário