terça-feira, 19 de abril de 2011

Missão Organizacional

Junto com a criação de uma organização, são desenvolvidos seus princípios organizacionais. Na teoria, eles norteiam as ações de uma empresa. Mas na prática, muitas vezes eles se tornam apenas frases que ficam em quadros decorativos.

Neste post, vamos ressaltar um dos princípios básicos que toda empresa deve ter para guiar suas ações e seus funcionários: sua missão. Ela é a razão de existência de uma organização, ou seja, o que faz. É um princípio abstrato. Vejamos alguns exemplos de missão organizacional:

“Fazer as pessoas felizes” – Disney
“Organizar as informações do mundo todo e torná-las acessíveis e úteis em caráter universal.” – Google

Podemos perceber que essas missões estão condizentes com o que as empresas fazem. Mas atenção aos próximos exemplos:

“Servir alimentos de qualidade, com rapidez e simpatia, em um ambiente agradável e limpo.” – MC Donald’s

“Ser a melhor empresa de soluções digitais.” – Samsung

Se analisarmos os serviços dessas duas empresas, nos questionamos se isso é coerente. Mas de quem seria a culpa? Será que com o passar do tempo os funcionários deixaram de valorizar a missão da empresa em que trabalham? Ou será que não existe um trabalho de familiarização com os princípios organizacionais?

Cabe ao profissional de comunicação fazer com que os colaboradores de uma organização conheçam a missão da empresa e se ajustem de acordo com ela. Seu sucesso depende principalmente se todos os seus colaboradores trabalham para um mesmo propósito, possibilitando a integração e melhor funcionamento do sistema organizacional.

Marcela Oliveira Costa


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