sábado, 23 de abril de 2011

Integração e Socialização Organizacional.


 
Para iniciar o post de hoje, é importante conhecermos uma das mais importantes definições sobre integração organizacional de Louis, que diz que "é o processo com o qual um indivíduo passa a apreciar e introspectar os valores, as habilidades, o comportamento esperado e o conhecimento social essencial, para assumir seu papel organizacional e poder como membro da organização”. Ou seja, é o processo no qual o colaborador conhece os valores, hábitos e passa a fazer parte da organização.
 
Existem processos para a integração organizacional e de acordo com Daniel Feldman, eles são dividos em quatro. O primeiro está relacionado a identificar as habilidades de todos os indivíduos e treiná-las para melhor aproveitamento no trabalho, a segunda, com os diversos papéis que um individuo assume dentro de uma organização e tem como objetivo adequar cada papel ao momento certo.
 
No terceiro processo, são trabalhados as normas da organização. Aqui o colaborador é familiriazido cada vez mais com a organização em que irá trabalhar. E por fim, no último processo o colaborador conhece mais sobre a função que irá exercer e sobre os valores da organização. A exposição deles pode ser feita de várias maneiras, como em treinamentos e workshops, por exemplo.
 
Vale ressaltar que os processos de integração tem maior visibilidade quando ocorrem com colaboradores que estão chegando a organização, mas eles também existem para os colaboradores que estão mudando de cargo, porém com menor visibilidade.
 
Atualmente os processos de integração e socialização tem ganho maior importância nas organizações tendo três métodos como os mais utilizados, sendo eles os relatados por Canfield (1970) ,Mattos (1995) e Cahen (1990), utilizados pelos profissionais de comunicação que são responsáveis pela criação e implantação destes que devem conhecer os objetivos de socialização, estabelecendo um equilíbrio por meio da interdisciplinaridade, objetivando a eficiência na busca da Socialização Organizacional.
 Carolina Viegas

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