segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Cultura de Sustentabilidade

Muito se tem falado de sustentabilidade nos últimos anos. Hoje em dia, ela não é mais um diferencial competitivo, e sim uma forma mais consciente de gerir uma empresa. No entanto, percebe-se um “desespero” no mundo corporativo. Todo mundo quer ser sustentável, e imediatamente.

Nesse “desespero” todo, as empresas tentam tomar medidas superficiais, que até são eficazes em um curto período de tempo, mas depois não se mostram tão boas assim. Claro que tudo que é feito para contribuir para o meio ambiente, economia e desenvolvimento social é sempre bem vindo. Mas é necessário pensar em atitudes mais coerentes com a realidade da empresa.

Creio que o primeiro passo para um caminho rumo à sustentabilidade seja criar essa cultura entre seus colaboradores. Segundo Percival Caropreso, fundador da Setor 2 ½, “é papel e é interesse das empresas educar (..) seus colaboradores internos, sua cadeia de valor (..) para práticas conscientes e responsáveis. Essa estratégia, sim, fortalece o negócio, cria diferencial, propõe soluções concretas e acessíveis, chama à participação e à ação”. 

Antes de declarar abertamente que a empresa é socialmente responsável, ambientalmente correta e/ou sustentável, é preciso despertar essa ideia por quem é responsável pelo andamento da empresa. Não é nada coerente quando uma organização diz que é ambientalmente responsável quando tem gastos desnecessários com energia e desperdiça material, muito menos quando anuncia que colabora com projetos sociais e nada faz pelo bem estar dos seus funcionários.

Ser sustentável não é apenas colaborar com uma causa e declará-la para todos. É implantar esta cultura em todos os seus funcionários e torná-la algo comum em seu cotidiano, gerando interesse e participação de todos.

A seguir, um vídeo que explica brevemente o que é Comunicação para Sustentabilidade:



Marcela Oliveira Costa

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