quarta-feira, 22 de junho de 2011

A Falta da Transmissão de Cultura

Em muitas organizações a cultura não é divulgada de forma clara. Por sua vez, os colaboradores não sabem nem do que se trata o assunto. É preciso informá-los para que eles saibam dos princípios, missão e valores de sua organização, para assim poderem agir de forma alinhada a esta.

Quando há falta da divulgação da cultura organizacional em uma empresa, vemos diversos problemas que poderiam ser  fáceis de se solucionar e que muitas vezes crescem, sem solução. Há casos da contratação de novos colaboradores vindos de outra empresa e que teve a cultura transmitida anteriormente e começa a atuar de tal forma, diferente dos demais colaboradores e do ritmo da empresa, pois não foram passados a ele os princípios e valores da organização. Nesta situação encontramos  um problema muito comum de comunicação, quando o funcionário não anda como o esperado em sua contratação e no final do mês acarretamos problemas como: diminuição dos lucros, mal entendimento da atividade passada e etc. A cultura da empresa deve estar presente em todas suas ações (produção, planejamento de crise, movimento sócio - cultural), fortalecendo assim sua imagem.

A equipe de comunicação deve ser a responsável pela transmissão e absorção da cultura organizacional para os colaboradores. Para isso são criados diversos veículos como: revistas internas, TV corporativa, intranet, jornal mural e workshops de integração, com o objetivo de transmitir a cultura organizacional de diversas formas.

Juliana Abrão

2 comentários:

  1. existe alguma lei que exige que o governo ajude financeiramente Grupos Culturais?

    ResponderExcluir
  2. Muito bom os textos..mas eu preciso mesmo é de uma definição mas lógica sobre etica Cultural

    ResponderExcluir